Pular para o conteúdo principal

Como viajar com pouco dinheiro?


Manda esse post para aquele amigo que quer fazer um mochilão e acha que ainda não tem dinheiro para isso. Porque hoje, eu vou ensinar de uma vez por todas como viajar gastando pouco
Como viajar gastando pouco
Quando me joguei na estrada pela primeira vez, eu tinha pouquíssimo dinheiro guardado. Não tive ajuda de custos e ganhava menos de R$2.000 por mês. Mas nessas condições, passei por dois países, conheci várias cidades e ainda consegui economizar. 
Teve perrengue, claro. Sei lá quantas noites em claro, pesquisando formas de viajar barato, também.
E hoje, estou eu vou revelar algumas das dicas que me ajudaram a fazer isso funcionar.

Hospedagem

Esse é um dos pontos mais caros da viagem, mas existe um jeito de conhecer o mundo inteiro sem pagar hospedagem!
A plataforma Worldpackers propõe a troca de trabalho voluntário por acomodação e outros mimos, como café da manhã, lavanderia e até alguns passeios turísticos. São mais de 8 mil anfitriões cadastrados, espalhados por 170 países. As vagas ultrapassam o limite da hotelaria e eu tenho certeza que alguma vai te interessar. Dá uma olhada nesse link para entender como isso tudo funciona. 

Passagem

Empresas de ônibus privadas, como a Buser e a WeMobi, oferecem passagens bem mais baratas do que aquelas encontradas nas rodoviárias tradicionais - e eu nunca tive problemas com o serviço.
Mas as opções de trajeto ainda são limitadas. Então, se o seu destino não estiver disponível, a plataforma de caronas "Blá, Blá, Car" pode ser uma opção.

Para quem tem menos de 29 anos e renda familiar de até dois salários mínimos, o ID Jovem é a solução perfeita. O programa do Governo Federal garante aos jovens de baixa renda, descontos de até 100% em viagens interestaduais. E ainda dá o benefício de meia-entrada para eventos artístico-culturais e esportivos. Se você preenche os requisitos do programa, clica aqui para saber mais.

As viagens internacionais merecem um post a parte. Mais para frente, vou trazer algumas dicas para quem quer acumular milhas e troca-las por passagens aéreas. Até lá, vale a pena conferir esse vídeo, de como eu conheci dois países pelo preço de um


Dicas gerais

Para viajar gastando pouco, algumas mudanças de hábito são necessárias.

  1. Dê uma pesquisada nas opções de passeios gratuitos. Nem sempre o mais caro é o que mais vale a pena. 
  2. Se possível, troque o uber por uma bicicleta. Isso vai te permitir conhecer a cidade com outros olhos, além de economizar no deslocamento.
  3. Cozinhe. É claro que o rolê gastronômico faz parte da experiência, mas você não precisa faze-lo em todas as refeições.  Procure por opções de hospedagem nas quais você pode utilizar a cozinha. 
  4. Por último, mas não menos importante: me siga no Instagram e no TikTok para mais dicas de como viajar barato.

Comentários